Resenha - Os 13 Porquês
|
Os 13 Porquês - Jay Asher


Ninguém entende porque Hannah Baker se suicidou. Clay gostava dela, realmente. Mas nunca teve chance, e aí ela se matou.
             Clay Jensen achou uma caixa na porta da sua casa com seu nome. Havia sete fitas cassetes. Assim que começa a ouvi-las percebe que foram gravadas por Hannah Baker, sua colega de sala, contando os 13 motivos do porque ela se suicidou. Sete fitas, treze motivos, e Clay era um deles.
                Tenho que dizer quê Os 13 porquês foi mais um que entrou na minha lista de preferidos. O livro é fantástico. De tantas formas que é difícil explicar. O livro é curto, uma história enxuta e bem feita, onde são alternadas as gravações de Hannah e a perspectiva de Clay.
                O livro enfoca principalmente no efeito “bola de neve”. A primeira impressão que eu tive dos motivos de Hannah foi que todos eram muito tolos, e o suicídio foi totalmente desnecessário. Mas lendo com mais calma nas entrelinhas percebi o verdadeiro significado de pequenos atos das pessoas, algo tão minúsculo e insignificante, pode se torna uma bola de neve interligando tudo. E foi isso que aconteceu com Hannah. Pequenos motivos, coisas do seu dia-a-dia, foram se tornando insuportáveis até que ela chegou ao ponto em que chegou.
                É um livro triste, e que mexe com você. Faz meditar sobre as atitudes e influencias das pessoas e as suas.Também faz pensar que você nunca precisa estar sozinho. Alguém sempre pode ajudar.
                Jay Asher escreveu um livro maravilhoso, com personagens profundos, reais, e não tem como não apegar-se a ele. Fui capaz de sentir cada angustia de Clay ao ouvir cada fita, principalmente a que contava sua história. É o tipo de livro que depois que acaba você passa dias acordando pensando nele.
                Eu super recomendo, e até mesmo aqueles que não são fã de livros tristes vão saber apreciar a história.

“Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas você é um dos motivos.[...]
 Quando você chegar ao fim das fitas, espero que compreenda o seu papel nisso tudo. Porque talvez pareça um papel pequeno agora, mas é importante. No fim, tudo tem importância.
Traição. É um dos piores sentimentos.”

beijos e até mais.



2 comentários:

Isabela disse...

Acho que em um das reuniões do Clube do Livro alguém falou mal dele.
Parece que é bom não se deixar intimidar.
Gostei da sua resenha Gabi! Parabéns!
=*

Milena Barbosa disse...

Oiii Bih achei se blog lindo...passei pra dá uma olhada bem rápida,mas prometo que vou ler post por post,quem sabe num acontece um milagre e eu acabo lendo alguns rsrs kkk bjoss

Milena Barbosa

Deixe um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...