Sessão pipoca #3
|

Resenha -  Jogos Vorazes (The Hunger Games)


 

                 Depois de um tempo relativamente longo sem postar no blog (não por falta de conteúdo, e sim, tempo e criatividade), eis que eu volto com a critica do filme Jogos Vorazes.
                Além do tempo, um dos motivos maiores da demora absurda de postar minha opinião sobre um filme que eu esperava tanto e assistir a duas semanas atrás, é simplesmente o fato de tentar escrever uma resenha que seja relativamente impessoal, e isso é quase impossível pra mim, devido ao fato de ser uma fã assumida e de carteirinha da trilogia.
               Para quem não conhece o filme, trata-se de uma distopia. Um novo país, Panem, que é divido em 12 distritos, depois de uma guerra civil no passado, em que o décimo terceiro distrito foi destruído, instituiu os Jogos Vorazes. Uma espécie de reality show em que dois jovens, entre 12 e 18 anos de cada distrito, devem participar e lutar até a morte numa arena. Nesse cenário está Katniss Everdeem (Jennifer Lawrence), moradora do pobre distrito 12, que se voluntaria a ir aos jogos no lugar da irmã mais nova, junto com  Peeta Mallark (Josh Hutcherson) o outro do distrito 12 que é sorteado.



                  Como fã, posso dizer que o filme se aproximou muito da... perfeição. Quero dizer, a maioria dos livros que vão para as telonas são estragados de tal maneira, que o leitor deseja simplesmente tocar fogo nas películas, porém em Jogos Vorazes, não tive esse desejo,  tudo o que eu esperava foi correspondido. Vibrei por Katniss e tive raiva dela, suspirei por Peeta (apesar de Josh Hutcherson deixar um pouco a desejar), chorei pela pequena  Rue (Amandla Stenberg),e amei (muito!) o Lenny Kravitz como o estilista Cinna. Claro que teve coisas incômodas: faltaram cenas que achei importantes e certos personagens teve suas personalidades (ainda que minimamente) modificadas. Mas houve o acréscimo de algumas cenas realmente interessantes e todo o elenco não podia ter sido melhor.
                Já olhando pelo lado de uma pessoa que jamais leu ou ouviu falar, o filme teve suas muitas falhas. Primeiro de tudo, talvez tenha ficado confuso sobre onde e quando se passa a história. Era obvio que era no futuro, mas quão futuro? O porquê e como os jogos foram idealizados necessitou de maiores explicações. Também sentir que toda a profundidade dos Jogos e do que eles significam não foi explorado tão intensamente como é no livro (ah, esqueça sobre ser imparcial, eu não consigo).
             Indo para o lado mais técnico (e que eu não entendo muito), mas que me irritou profundamente (ouso dizer a pior coisa do filme) foi o uso que o diretor Gary Ross fez da câmera; estava sempre muito tremida, ou focada demais, tanto que certas lutas eram extremamente embaralhadas, e difíceis de entender. Não gostei mesmo. Me fez ficar tonta e com dor de cabeça.
 
        Mas esquecendo mesmo o fato que serei imparcial, a versão cinematográfica do livro conseguiu passar o que estava disposto. Eu – não tenho como negar – amei de verdade!  Ainda não conseguir achar uma pessoa que não tenha ficado no mínimo curiosa sobre a história. O filme prende e faz você pensar. Não adianta criticar sobre a falta de sangue, ou a demora que foi para os jogos finalmente começarem, ou como Katniss parecia pouco se importar ou saber que estaria prestes a causar uma nova revolução só pelo seu jeito ranzinza e difícil de agir. É somente o primeiro filme, e para você que não leu a trilogia, muita coisa estar prestes a acontecer.
              O post pode parecer um pouco confuso, mas sinceramente, eu fiquei tão emocionada ao ver o filme finalmente na tela, que minhas opiniões se confundem e me deixam sem saber escrever, desde que sair do cinema, mal conseguir escrever uma linha coerente. Fiquei também super feliz ao ver que todo mundo finalmente conheceu Jogos Vorazes e comentar sobre ele. Era muito chato não ter ninguém com quem comentar meu vicio pela trilogia.
                Mas  o que importa mesmo é que Suzanne Collins e sua trilogia continua com lugar cativo em meu coração e parece que vai permanecer lá por muito e muito tempo. Entre defeitos e qualidades Jogos Vorazes é digno de que você reserve tempo e dinheiro para assisti-lo (e com certeza absoluta lê-lo). Tenho certeza que não irá se arrepender, e agora, que venha “Em chamas”, o segundo filme.



                        Happy Hunger Games. And may the odds be ever in your favor.



2 comentários:

@ecoturis disse...

Fiquei com vontade de assistir!

Rafaela Regis disse...

Eeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

Amigaaaa JV não é uma das minhas leituras favoritas, mas... gostei sim do filme.. tirando alguns detalhes importantes que eles deixaram de fora! ¬¬ e a aquela camera que me deu dor de cabeça.. foi muuuuuuito bom!! ^^

Melhor ainda a companhia =D

=*

Deixe um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...