Resenha - Ladrão de Almas
|
Ladrão de Almas - Alma Katsu


SINOPSE: No turno da noite em um hospital em Maine, Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas no momento em que Lanore McIlvrae — Lanny — entra no pronto-socorro, ela muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos, Lanny não é como outras pessoas que Luke já conheceu. Ele é, inexplicavelmente, atraído por ela... mesmo ela sendo suspeita de assassinato. E conforme ela conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassa tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido. Seu relatório apaixonado começa na virada do século XIX na mesma cidadezinha de St. Andrew, Maine, quando ainda era um templo Puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade, Jonathan, Lanny qualquer coisa para ficar com ele para sempre. Mas o preço que ela paga é alto — um laço imortal que a prende a um terrível destino por toda a eternidade. E agora, dois séculos depois, a chave para sua cura e salvação a depende totalmente de seu passado. De um lado um romance histórico, de outro uma história sobrenatural, Ladrão de Almas é uma história inesquecível sobre o poder do amor incondicional não apenas para elevá-lo e sustentá-lo, mas também para cegar e destruir — e como cada um de nós é responsável por encontrar o próprio caminho para a redenção.

                 Ladrão de Almas em primeiro lugar me cativou por sua capa lindíssima, e mesmo contra todos os meus esforços, as vezes escolho um livro pela capa. Em segundo, trata do assunto sobrenatural, e eu praticamente não resisto a esse tema. Então entrei no livro de cabeça, não com expectativa, pois nunca tinha ouvido falar dele ou da autora, mas senti que o livro prometia uma grande história. Eu cometi um grande erro, e sei que tenho esse direito, pois o que seria de nós leitores, se não tivéssimos livros ruins em nossa jornada. Jamais iríamos saber apreciar os livros bons.
                Mas, voltando ao centro da questão, Ladrão de Almas conta a história de Lanore, que numa noite congelante é encontrada coberta de sangue e é levada ao hospital onde conhece Luke, um médico preso a um espiral de decepções em sua vida. Temendo ser presa por assassinato, Lanore decide confiar em Luke e conta sua verdadeira história para que ele a ajude. Sua história de amor (e devoção) por Jonathan que começou no século XIX e lhe persegue até hoje.
                Assim, o livro intercala, entre o presente – onde Lanore e Luke estão, que é narrado em terceira pessoa – e o passado de Lanore, narrado por ela mesma. Não irei mentir, dizendo que o livro não cria certa expectativa e um certo friozinho no estômago. Sua cenas são impactantes, algumas bastante cruéis e o enredo é conduzido de forma bastante misteriosa, não permitindo ao leitor abandonar o livro, mesmo que ele queira (e, acredite em mim, eu quis várias vezes.)
                É dificil explicar o porquê que não gostei de Ladrão de Almas, não sei se foi a estupidez sem fim de Lanore e seu relacionamento unilateral com Jonathan ou a covardia dele e sua falta de personalidade. Se foi a apatia de Luke e sua pena sem fim de si mesmo, ou Adair o vilão de mente mais doentia e estranha que já vi. Enfim, pra mim o que mais me manteve na leitura até o fim, foi a curiosidade. Eu pulei páginas e larguei ele por alguns dias; li o último capitulo e foi tão revoltante como tudo terminou, que resolvi retomar a leitura de onde parei para saber como diabos NADA acontecia. Sim, porque no último capitulo não acontece nada.
                Quando finalmente terminei me perguntei: mas qual foi o objetivo? Cade a chave da cura e salvação que se fala na sinopse? Cade a redenção? Ela não foi curada, salva, nem nada do tipo. E Luke passou o livro inteiro como um motorista cheio de autocomiseração. Por favor! Todas as coisas sórdidas da natureza humanas foram tratadas durante todo o livro para quê? Bem,  eu não consegui achar respostas cabíveis para nenhuma dessas perguntas.
                Não há dúvida que a autora, Alma Katsu tem potencial e sabe contar uma história muito bem. Mas faltou mais de seus personagens, faltou essência na história, faltou respostas.
                Ladrão de Almas teve uma ótima avaliação no Skoob, não consegui entender porque, talvez o problema seja meu, mas ainda assim, não indico. 



0 comentários:

Deixe um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...